Coletas

Home > Coletas

Clique na letra abaixo para buscar um exame:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Fosfatase Alcalina

CÓDIGO
FOSFA
EXAME
FOSFATASE ALCALINA
SINÔNIMOS
CBHPM – 40301885
INSTRUÇÕES DE COLETA
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
PRAZO DE ENTREGA
3 dias úteis
INTERPRETAÇÃO
A fosfatase alcalina encontra-se em quase todos os tecidos do organismo, mais concretamente nas membranas celulares. Apresenta-se, sobretudo em elevados níveis no epitélio intersticial, túbulos renais, ossos (osteoblastos), fígado e placenta. A enzima encontra-se associada ao transporte de lipídios a nível intestinal e à calcificação dos ossos. Os aumentos resultam de causas fisiológicas ou são provocados por doenças do fígado ou dos ossos. Aumentos fisiológicos são detectados a partir do segundo trimestre de gravidez devido à fosfatase alcalina placentária, em crianças na fase de crescimento devido à fosfatase alcalina óssea e após as refeições em indivíduos com os grupos de sangue B e O, que são secretores da substância H do grupo de sangue (fosfatase alcalina intestinal). A causa mais comum de fosfatase alcalina elevada é a doença hepatobiliar. Também podem ser encontrados níveis elevados em doenças primárias dos ossos, nomeadamente osteomalacia, osteogenese imperfeita, intoxicação por vitamina D e tumores ósseos primários, metástases esqueléticas e em doenças como o mieloma múltiplo, acromegalia, insuficiência renal, hipertiroidismo, ossificação ectópica, sarcoidose, tuberculose óssea e fraturas em processo de consolidação, hiperparatiroidismo, osteopenia ou osteoporose. São detectados níveis reduzidos em hipofosfatasia familiar, hipoparatiroidismo, acondroplasia, doença óssea dinâmica em doentes em diálise, nanismo pituitário,doença crônica por radiação e má nutrição.

INSTRUÇÕES ADICIONAIS

Data de revisão: 09/07/2020.

FSH

Jejum: 8 Horas

Prazo: 5 dias úteis

Fator antinúcleo

Sinonímia: FAN, anticorpos antinucleares
Seção Técnica: Imunologia
Material: Soro
Tubo: Seco
Preparo do Paciente: Jejum não necessário
Interferentes: Existem várias drogas que
podem induzir a formação de anticorpos antinucleares e
síndrome semelhante ao lúpus eritematoso, como procainamida,
hidralazina, anticonvulsivantes, alfametildopa, penicilina,
butazolidina, ácido para aminosalicílico
Exames Relacionados: Células LE, anti-DNA, anti-Sm, anti-
RNP, complemento total e componentes, imunocomplexos
circulantes, anti-LA/SS-B, anti-Ro/SS-A, anti-SCI-70, anti-Jo-
1, fator reumatóide, PCR, µ1-glicoproteína ácida, VHS

Fator reumatóide

Sinonímia: Waaler-Rose, pesquisa de fator reumatóide, látex e FR
Seção Técnica: Imunologia
Material: Soro ou líquido sinovial
Tubo: Seco
Preparo do Paciente: Jejum de 8h
Interferentes: Lipemia e hemólise
Exames Relacionados FAN, PCR, VHS, ASLO, Ácido úrico

Ferritina

Sinonímia:
Seção Técnica: Endocrinologia
Material: Soro
Tubo:
Preparo do Paciente: Jejum 8 horas
Interferentes: Seco
Exames Relacionados Ferro sérico, siderofilina, série
vermelha

Fibrinogênio

Sinonímia: Dosagem do fator I
Seção Técnica: Hematologia
Material: Sangue colhido com Citrato de Sódio 3,8% na proporção de 4,5:0,5
Tubo: Azul
Preparo do Paciente: Jejum de 8h. Anotar todos os
medicamentos utilizados nos últimos 10 dias
Interferentes: Coleta traumática, proporção
incorreta entre anticoagulante e sangue. Contraceptivos orais
e gestação ( aumentam os níveis de fibrinogênio ). Presença
de heparina circulante ( impedem a polimerização da fibrina)
Exames Relacionados: Contagem de plaquetas, coagulograma,
TT, PDF, D-dímero

Fosfatase Acida Total

CÓDIGO
FACDO
EXAME
FOSFATASE ÁCIDA TOTAL
SINÔNIMOS
CBHPM – 40301877

INSTRUÇÕES DE COLETA
Jejum: Jejum aconselhável de 8 horas.
PRAZO DE ENTREGA
8 dias úteis
INTERPRETAÇÃO
A fosfatase é uma enzima presente nos osteoclastos, no fígado, no baço, nos eritrócitos, nas plaquetas e na próstata, com atividade cerca de 1000 vezes maior que nos outros tecidos. Valores aumentados ocorrem na hipertrofia prostática benigna, após cirurgia ou terapia antiandrogênica, palpação retal e também em enfermidades ósseas: enfermidade de Paget, hiperparatireoidismo com envolvimento esquelético, invasão maligna óssea, anemia hemolítica e megaloblástica, mononucleose, policitemia vera, leucemia mielocítica, mieloma múltiplo.

INSTRUÇÕES ADICIONAIS
Data de revisão: 09/07/2020.

Fósforo ( Dosagem no soro )

CÓDIGO
P
EXAME
FÓSFORO
SINÔNIMOS
CBHPM – 40301931, FOSFORO INORGÂNICO
INSTRUÇÕES DE COLETA
Jejum: Jejum aconselhável de 8horas.
PRAZO DE ENTREGA
2 dias úteis
INTERPRETAÇÃO
As concentrações de fosfato no soro dependem da dieta e da variação na secreção de hormônios tais como o PTH. O fosfato intracelular ocorre, sobretudo sob a forma de fosfato orgânico, contudo, existe uma pequena, mas extremamente importante fração sob a forma de fosfato inorgânico que, por se tratar de um substrato para fosforilação oxidativa, participa de reações relacionadas com a produção de energia metabólica. A hipofosfatemia é relativamente comum em doentes hospitalizados, sendo registada em 30% dos doentes submetidos a intervenções cirúrgicas. Ocorre em casos de deficiência de Vitamina D, má absorção, utilização de aglutinadores de fosfato orais, antiácidos, diuréticos, corticoides, glicose endovenosa, excesso de PTH, transplante pós-renal, diálise, desordens tubulares renais, hiperalimentação, recuperação de ceto acidose diabética, alcalose respiratória e sepse. A hiperfosfatemia é provocada por terapia intravenosa, insuficiência renal aguda ou crônica, PTH baixo ou resistência a PTH e intoxicação por vitamina D, destruição celular neoplásica, rabdomiolise, insolação, hipovolemia, acromegalia, metástases ósseas, sarcoidose,hepatopatias, embolismo pulmonar, trombocitose.

INSTRUÇÕES ADICIONAIS
Data de revisão: 09/07/2020.

Ferro

CÓDIGO
FE
EXAME
FERRO SÉRICO
SINÔNIMOS
CBHPM – 40301842
INSTRUÇÕES DE COLETA
Jejum: Jejum obrigatório de 8 horas coletadas logo pela manhã.
PRAZO DE ENTREGA
3 dia útil
INTERPRETAÇÃO
O ferro participa numa variedade de processos vitais no organismo, desde os mecanismos de oxidação celular ao transporte e alimentação de oxigênio para as células do organismo. É um elemento constituinte das cromoproteínas transportadoras do oxigênio, hemoglobina e mioglobina, bem como de várias enzimas, nomeadamente citocromo oxidase e peroxidases. O restante de ferro no organismo está presente nas flavoproteínas, nas proteínas enxofre-ferro, bem como no armazenamento de ferro-ferritina e no transporte de ferro-transferrina. A concentração medida de ferro no soro é principalmente a aglutinação de Fe (III) com transferrina de soro e não inclui o ferro existente no soro como hemoglobina livre. A concentração de ferro no soro é reduzida em grande parte dos indivíduos com anemia por insuficiência de ferro; em doenças inflamatórias agudas ou crônicas, nomeadamente infecção aguda, imunização e enfarte do miocárdio; hemorragia aguda ou recente; doença maligna;gravidez tardia; menstruação e nefrose. A concentração de ferro no soro diminui acentuadamente em doentes que estejam a iniciar reação a uma terapia específica para anemias ou outras causas, por exemplo: tratamento de anemia perniciosa com Vitamina B12. Concentrações superiores às normais de ferro no soro ocorrem em doenças por sobrecarga de ferro, nomeadamente hemocromatose e no envenenamento agudo por ferro após administração de ferro por via oral ou parenteral. Os níveis de ferro também podem ser elevados no caso de hepatite aguda, envenenamento por chumbo, leucemia aguda, talassemia ou contracepção oral.

INSTRUÇÕES ADICIONAIS

Data de revisão: 09/07/2020.